Mais uma atuação organizada da Patrulha Pacto pela Vida resultou na interdição de um bar que promovia aglomeração, na noite deste último domingo (15/8). Após denúncia anônima feita por meio da Central 153, a equipe de fiscalização se deslocou para o local, onde foi confirmada a presença de cerca de 150 pessoas, sendo a maior parte de jovens. Eles estavam reunidos, sem adotar nenhum tipo de proteção, como distanciamento social e uso de máscara.
Durante a fiscalização, os agentes encontraram muitas pessoas em pé e mesas bem próximas, cenário que contraria os protocolos sanitários do município estabelecidos no município. “O anúncio de uma nova etapa de flexibilização, publicada pelo decreto 280 na sexta-feira (13/8), não significa que os estabelecimentos possam descumprir regras sanitárias básicas. Essas medidas permanecem necessárias e exigidas pelo poder público”, destacou o supervisor da operação, o Guarda Civil, Rone Machado.
De acordo com a equipe de fiscalização, além da aglomeração, o estabelecimento não tinha nem alvará sanitário e nem de funcionamento. O bar foi embargado e o proprietário foi notificado e terá 30 dias para regularizar a situação, sob pena de multa de R$ 14 mil.
Além deste bar, mais outros cem estabelecimentos comerciais foram fiscalizados entre quinta-feira da semana passada e domingo (entre os dias 11/8 e 15/8). Apenas 10 locais precisaram ser notificados, cinco embargados e três foram multados.
Apesar da melhora progressiva dos indicadores epidemiológicos e assistenciais no município e da queda no número de casos confirmados de Covid-19, a Patrulha Pacto pela Vida segue com as rondas e fiscalizações enquanto durar a pandemia. As denúncias anônimas auxiliam o trabalho de fiscalização e podem ser feitas por meio da Central 153.
Novo decreto
Publicado na sexta-feira passada (13/8), o decreto 280 ainda mantém suspenso o funcionamento de boates, danceterias, salões de dança, casas de shows; eventos sociais com venda de ingressos (shows, raves, bailes e similares); e feiras empresariais itinerantes.
Todas as demais atividades econômicas estão autorizadas a funcionar no município, desde que cumpram as regras de prevenção ao contágio e contenção da propagação de infecção viral relativa ao coronavírus, estabelecidas no decreto e nos Protocolos Sanitários específicos do Plano Municipal de enfrentamento à Covid-19 - “Plano Contagem Pacto pela Vida”, disponibilizados no portal eletrônico da Prefeitura de Contagem.
Para obter mais informações, acesso o decreto ).